segunda-feira, 14 de julho de 2008

Entrevista com Marcia Camargo

Márcia Camargo, do PSOL, planeja criar conselhos populares Na terceira rodada da sabatina do BOM DIA, candidata revela meta de governo
Cristina Camargo

A professora Márcia Camargo
A professora Márcia Camargo, candidata a prefeita da Frente de Esquerda Socialista, que une o PSOL e o PSTU, defendeu, em sabatina do BOM DIA, a renegociação das dívidas municipais como forma de obter recursos para investimentos.Ela também prega a cobrança de dívidas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e a expropriação de grandes terrenos destinados à especulação imobiliária na cidade.Márcia foi a terceira candidata a passar pela primeira rodada de sabatinas do jornal. Esteve na redação acompanhada de seu vice, Paulo Sérgio Martins (PSTU), e do advogado Arthur Monteiro Júnior, militante do PSOL. Caso seja eleita, pretende criar conselhos populares, que teriam o poder de decisão sobre os rumos da administração. Ela defende os conselhos como forma de a população participar diretamente do governo. Márcia trouxe as propostas anotadas num caderno universitário e defendeu a criação de um jornal municipal e até de uma rádio para manter a população informada numa eventual gestão de esquerda.Segundo ela, apesar de o PSOL ter apenas 15 filiados em Bauru, a campanha da frente vai chegar aos eleitores e será possível divulgar os projetos no horário eleitoral gratuito da televisão.No segundo turno, a Frente de Esquerda não pretende se aliar a nenhum dos adversários da disputa. Márcia Camargo Idade: 38 anosPartido: PSOLEstado civil: casadaFilhos: não temResumo histórico: participou do movimento estudantil e está filiada ao PSOL há um ano. É professora de educação artística na rede estadual de ensino. Nunca ocupou cargo público. Disputa este ano a sua primeira eleição para a prefeitura.Leia abaixo os principais trechos da sabatina.
Fernando Zanelato [editor do BOM DIA] - Acredita que realmente tem chance de chegar ao segundo turno da eleição?Márcia - Acreditamos ter chance como qualquer outro candidato. A Frente de Esquerda entra para ganhar, com um programa totalmente diferente do que está sendo colocado. A gente vê que os outros programas são semelhantes e nós seremos os únicos a apresentar um programa socialista, representando a maioria da população, os trabalhadores.
João Pedro Feza [editor do BOM DIA] - De que forma esse programa pode chegar e ser compreendido pela população?Márcia - Temos a proposta de fazer conselhos populares deliberativos. Dividiríamos a cidade em regiões, faríamos centros populares e as pessoas seriam convidadas a falar sobre seus bairros e deliberar. O que mais a população pode esperar de um governo socialista é que participe das decisões. Cristina Camargo [repórter do BOM DIA] - Na periferia, o provável que é esses conselhos peçam pavimentação. Como fazer isso, com que dinheiro?Márcia - Uma coisa que a gente vê que emperra o desenvolvimento do município é a Lei de Responsabilidade Fiscal, o pagamento religioso das dívidas, onde você inverte o valor. Cria uma responsabilidade fiscal e uma irresponsabilidade social. Como partido socialista, vamos priorizar o social. Vamos pedir a instauração de uma auditoria na dívida. E vamos renegociar. Vamos falar sobre isso para a população. Por que os municípios não crescem? Porque essa lei estrangula os municípios. E se o município não tem algo mais para gerar receita, vai sofrer, não vai crescer. Num segundo momento faríamos uma auditoria das dívidas do IPTU, que sabemos ser muito grandes e gerariam recursos. E num terceiro momento examinaríamos a função social de terrenos ociosos, geralmente deixados para especulação. Vamos ver a possibilidade de a prefeitura se apropriar desses grandes terrenos.Cristina Camargo [repórter do BOM DIA] - Expropriar sem pagar os proprietários?Márcia - De acordo com a lei. Se a gente constatar que o terreno não tem função social, a prefeitura tem todo direito de pegar o imóvel.
Cristina Camargo [repórter do BOM DIA] - Pagando o proprietário? É isso que diz a lei?Márcia - Depende. Se ele tiver dívida de IPTU...
Fernando Zanelato [editor do BOM DIA] - Vocês são contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, criada para controlar gastos?Márcia - A gente é contra a partir do momento em que isso se tornou um fim absoluto. A lei criada para que um governo não deixasse dívidas para o próximo. Mas essa dívida [de Bauru] já existe antes de a gente entrar. O certo seria a União ver uma forma de os municípios pagarem sem emperrar. A gente sente que a cidade está parada, morta, nada acontece. Eu sou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal a partir do momento em que ela sufoca toda a população para fazer um ajuste fiscal. Não sou contra pagar dívida. Uma sugestão: nos três primeiros meses paga a dívida e deixa os outros nove meses para investir na cidade.
Fernando Zanelato [editor do BOM DIA] - Sugere que seja feita uma auditoria em todas as renegociações já feitas pelo atual governo e a senhora pedirá um tempo para pagar as dívidas?Márcia - Até fazer a auditoria não vou pagar. Como vou pagar se está sendo feito auditoria? Só se botar uma certa ordem na casa teremos uma receita com grande folga, que vai dar para fazer investimentos para a população de Bauru, principalmente para a de baixa renda.
Sérgio Pais [editor do BOM DIA] - Mas como fará para tirar Bauru da inadimplência junto à União, que inclusive a impede de acessar uma série de recursos? Márcia - Não penso que a gente esteja numa situação muito fácil. Acho que mais difícil do que isso não vai ficar. Vejo as propostas dos outros candidatos, simplesmente vender a cidade. Sabe-se lá para quem. A gente tem a intenção de deixar Bauru para a população de Bauru. A solução não seria vender, terceirizar, chamar capital estrangeiro para comprar. Porque esse dinheiro não ficará aqui, não trará melhorias para Bauru. Estudamos e vimos que a melhor solução é essa. Você também tem que arriscar, vamos pedir que a sociedade pressione por uma reformulação nessa lei. É uma lei federal, da mesma forma que foi colocada, pode ser retirada. Fernando Zanelato [editor do BOM DIA] - Não acha muita pretensão achar que Bauru vai mudar uma lei que é elogiada inclusive pelos administradores? Márcia - Bauru precisa sair dessa posição de baixar a cabeça, aceitar coisas. Bauru é uma cidade pólo de uma região. Já foi uma das cidades à frente do Estado de São Paulo. Tem que retomar isso, ter um pouco de ambição de mostrar para as pessoas: “olha, isso aqui está errado”. Nosso partido tem condições de fazer isso porque não tem o rabo preso com ninguém.
Sérgio Pais [editor do BOM DIA] - Não acha que esse tipo de posicionamento pode assustar os eleitores?Márcia - Assustaria quem? Não sei que tipo de eleitor. Acho que toda transparência, todo mundo quer saber. Todo mundo quer saber como o Fernando Henrique [Cardoso, ex-presidente] gastou os cartões corporativos. E todo mundo quer saber como essa dívida [do município] foi feita. Então a cidade não vai achar ruim perceber que já saneou boa parte da dívida e terá um montante para investir.
Cristina Camargo [repórter do BOM DIA] - Mas e se essa auditoria mostrar que o valor da dívida está correto e a Lei de Responsabilidade Fiscal ficar como está, o que será de seu governo?Márcia - Tem que ter pressão. A gente não pode aceitar as coisas de cima para baixo. Vamos renegociar a dívida e isso vou colocar para a população. A gente tem um projeto de criar um jornal do município e se for o caso uma rádio. A gente precisa dialogar com a população. Vou dizer que negócio x, que preciso de y para investir na cidade. Como vão ficar os bancos ao negar? Fábio José de Souza [Conselho Eleitoral] - Dentro dessa linha, não seria um risco para o município sofrer bloqueio de recursos, com comprometimento da receita municipal?Márcia - Gente, mas Bauru já tem.
Fernando Zanelato [editor do BOM DIA] - Vou dar um exemplo. Se não pagar a dívida com a CPFL, no outro mês a empresa pode entrar com uma ação, conseguir liminar e o ICMS que vem para o município é bloqueado. Como faz? Coloca numa rádio? A rádio não pagará o funcionalismo.Márcia - Pode ser através de mobilização popular. Você tem que mostrar para o Brasil que uma sociedade está sofrendo por um ajuste fiscal. Acha certo não pagar um funcionário, não comer, não sustentar seus filhos porque cortaram o ICMS? Gente, isso é lei, só que ninguém fala nessa lei. A partir do momento em que ela começa a sacrificar a população, isso tem que ser falado. A população já sofre, já morre nos postos de saúde, com o ICMS vindo.
Cristina Camargo [repórter do BOM DIA] - Seria um mandato de denúncias? Márcia - Não. Vai ser de negociar para favorecer a população. A partir do momento em que sofro uma pressão que prejudica a população de baixa renda, não posso ficar quieta como tem sido feito. Em Bauru não acontece nada, caiu no esquecimento.
Fábio José de Souza [Conselho Eleitoral] - E se chegar ao ponto de não ter verba para pagar a saúde?Márcia - Então faria a auditoria do IPTU, teria as terras, os leilões. Teria outra forma de receita. Talvez parasse alguma coisa em algum lugar. Mas o que quero deixar claro é que todas essas medidas que vocês colocam prejudicariam a maior parcela da população, seria um caos. Mas quem deixaria esse caos é o governo federal. Porque essa dívida precisa ser renegociada. A gente tem que parar de aceitar e comprar discursos de empresários, pessoas que estão mais comprometidas com o capital e com o neoliberalismo.
Bruno Mestrinelli [repórter do BOM DIA] - Os vereadores hoje não respeitam a vontade da população em relação ao Plano Diretor. Como convencê-los de que têm que acatar a vontade desses centros populares que vocês propõem?Márcia - Mas é certo eles não respeitarem? Eles estão ali para representar a população. Vamos usar os conselhos populares para pressionar. Acha que é pouco? É só ver o que acontece na Bolívia. Um governo socialista governa com o povo. A população é unida para pressionar. Vai pegar muito mal para um vereador ser contra a decisão da população. Os vereadores não são donos da cidade.
João Pedro Feza [editor do BOM DIA] - Em linhas gerais, o candidato Caio Coube disse ontem aqui que administraria a cidade como uma empresa. A senhora administraria a prefeitura como um sindicato?Márcia - A prefeitura não será uma empresa, isso posso garantir. Será uma prefeitura democrática. Os sistemas de consultas fazem parte dos sindicatos, mas também dos partidos socialistas. É por isso que alguns movimentos sociais convergem, o movimento sindical, o dos sem-terra. Reconheço essa organização como verdadeiramente democrática. Onde todos decidem sobre as ações que serão feitas. Isso não lembra em nada uma empresa onde tudo vem de cima para baixo, não se escuta... Vejo que na imprensa vocês pedem muito um cidadão crítico. É isso que estamos fazendo.
João Pedro Feza [editor do BOM DIA] - Existe um clamor pela geração de empregos, novos investimentos. Qual será o tratamento que o empresariado vai receber numa possível gestão sua?Márcia - Não vamos barrar a vinda de empresa de jeito nenhum. Mas não vamos dar incentivos fiscais. Queremos justamente que a empresa venha para assumir um compromisso social de se instalar, dar benefícios aos trabalhadores e à cidade.
Sérgio Pais [editor do BOM DIA] - Mas acredita que alguma empresa viria sem incentivo fiscal?Márcia - Eu realmente acredito que não, mas não vou abrir mão disso. Se não for assim, não vem.
Sérgio Pais [editor do BOM DIA] - E como faria para gerar empregos?Márcia - A gente pensa nas frentes de trabalho. Por exemplo, teria a frente de trabalho da limpeza, com funcionários contratados temporariamente, porque é reclamação grande de Bauru, com bairros abandonados e falta de pessoal, de maquinário. Então vamos pegar o pessoal, contratar, fazer a limpeza.
Sérgio Pais [editor do BOM DIA] - Contratar de que forma, por concurso?Márcia - Não, seriam outros critérios. Pode fazer um cadastro e ver há quanto tempo a pessoa está desempregada, quantos filhos tem. Se precisar fazer concurso, tudo bem, mas daríamos prioridade às pessoas desempregadas, aos jovens... Acabou essa frente, contrata para uma outra situação. A gente tem o plano de ampliar o programa de saúde da família, iríamos nos bairros, para fazer medicina preventiva. Porque o Pronto-Socorro Central fica inchado com questões que poderiam ser resolvidas com a medicina preventiva ou com postos de saúde. Pretendemos abrir postos de saúde 24 horas. Para isso, vou precisar ter contratações. E tem que criar políticas que sejam atrativas para os funcionários.
Bruno Mestrinelli [repórter do BOM DIA] - Hoje se prega o enxugamento da máquina e vocês estão propondo o inchaço. De onde vai tirar dinheiro, por mais que faça a renegociação de dívidas?Márcia - Faltam professores, médicos, gente para limpar as ruas, para fiscalizar. Já falei sobre formas para aumentar a receita: tem a questão de renegociar as dívidas. Renegociando você consegue impor o seu jeito, da forma que precisa pagar. Existem formas para provar que precisa investir na cidade, fazer com que o credor relaxe um pouco.
Cristina Camargo [repórter do BOM DIA] - Uma das dívidas renegociadas pelo atual governo é com o próprio servidor, com a Funprev. Isso também será revisto, vai deixar de pagar a previdência dos servidores?Márcia - Tem que ver quanto deve para a Funprev. Como o servidor já não recebe, vai entender que preciso contratar, mas preciso reorganizar essa folha de pagamento. Aí entraria novamente a questão da Lei de Responsabilidade Fiscal. Tem que haver uma pressão da sociedade. Senão a gente cruza os braços e fica esperando. Acho que essa solução de vender a cidade sairia muito mal.
Fernando Zanelato [editor do BOM DIA] - No programa do PSOL há a previsão de retomada dos serviços essenciais. Caso assuma a prefeitura, pretende acabar com a concessão do transporte coletivo?Márcia - Algumas transformações têm que ser paulatinamente. Mas o transporte tem que ser um serviço da prefeitura. Hoje as empresas fazem uma coisa que atrapalha tanto o trabalhador quanto o motorista. Os cobradores foram eliminados e os trabalhadores têm que comprar o cartão. Mas onde? Veja a situação: a pessoa mora lá na Vila Tecnológica, vai para o Parque Vista Alegre, precisa vir até o Centro para comprar o cartão? Acho um absurdo deixar mais barata a passagem que você paga com cartão. Então é possível que a passagem paga com dinheiro seja mais barata também. Está na hora de pensar melhor sobre isso tudo para o bem da cidade.
João Pedro Feza [editor do BOM DIA] - Na área de cultura e lazer, o que entende ser prioridade ?Márcia - Bauru tem artistas, mas eles não têm espaço. Queremos tornar a cidade referência de algum tipo de evento, como é Rio Preto com o teatro. Poderia ser na literatura, nas artes plásticas ou até mesmo no cinema. Defendemos também as casas de cultura nos bairros, com intercâmbios de cursos e shows. É um programa de São Paulo que deu certo. É uma forma de espalhar a cultura.
Fábio José de Souza [Conselho Eleitoral] - A administração seria distante da iniciativa privada? Márcia - Seria mais voltada para o setor público. Não vou proibir de entrar empresa em Bauru. Mas vai entrar com responsabilidades que terá de cumprir.

Nenhum comentário: